domingo, 14 de dezembro de 2014

O que é a epilepsia

A epilepsia é uma desordem cerebral comum caracterizada por crises recorrentes.. O maior número de novos casos estão em idosos e crianças, mas a epilepsia pode começar em qualquer idade. Um profissional de saúde pode considerar epilepsia como um diagnóstico possível quando uma pessoa teve duas ou mais crises convulsivas. Um diagnóstico médico de epilepsia é baseado em múltiplas informações: a descrição dos episódios médico e história familiar da pessoa; e os resultados dos testes de diagnóstico. Felizmente, a epilepsia é uma condição tratável.Muitas pessoas com epilepsia (dois em cada três) vai conseguir um bom controle das crises com a medicação.

Causas da epilepsia

Traumatismo craniano, AVC ou (derrame), meningite, encefalite, lesão cerebral durante o parto, tumores cerebrais, fatores genéticos (Algumas causas genéticas de epilepsia são herdadas e podem existir outros membros da família com epilepsia, enquanto outros fatores genéticos que causam epilepsia podem ocorrer ao acaso).


Sintomas

Os sintomas são os mais variados e as crises epiléticas duram alguns segundos ou minutos e podem ser acompanhada por manifestações clínicas como contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, “desligamento” por alguns segundos, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações transitórias da memória. Segundo a neurologista Dr.Fabiana Lima, a doença não tem cura, mas o uso correto da medicação, sempre indicado pelo médico neurologista é que vai ajudar a controlar as crises e suas consequências. “O tratamento da epilepsia é feito através de medicamentos que evitam às descargas elétricas cerebrais, que dão origem as crises epilépticas”, afirma a especialista. 
Os remédios para controle da epilepsia atuam de diferentes formas. Em geral diminuindo a liberação dos transmissores que excitam aquela área propensa a ter crises ou estimulam a liberação de transmissores que tentam diminuir essa excitação. A Dr.Fabiana Lima alerta que somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. “Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes”, lembra a neurologista. A especialista ressalta ainda que quando utilizado de forma adequada, as medicações controlam as crises em 70% dos pacientes e o sucesso do tratamento depende fundamentalmente do paciente.

Tratamento

O maior sucesso do tratamento para a epilepsia, até agora, é o tratamento medicamentoso, que tem uma taxa de sucesso de 70 a 80 por cento em conseguir o controle das crises em pessoas com epilepsia. No entanto, existem vários tratamentos não farmacêuticos com pesquisa substancial em apoiar a sua eficácia no tratamento de tipos específicos de epilepsia ou epilepsia que a medicação sozinha não consegue controlar adequadamente.
É importante tratar a pessoa como um todo, e não apenas as crises. Uma equipe interdisciplinar incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e assistentes sociais são essenciais para as pessoas que gostariam de uma abordagem abrangente para o seu tratamento.

Opções de Tratamento

Cirurgia: Para os pacientes que não são bons candidatos para a cirurgia (ou porque eles têm crises generalizadas originárias de ambos os hemisférios do cérebro ou crises convusilvas focais originárias de uma área que poderia causar prejuízo grave se removido), as seguintes opções são:

Dieta Cetogênica: Um dos desenvolvimentos recentes mais interessantes do tratamento da epilepsia tem sido a redescoberta da dieta cetogênica. Esta dieta é ajudar as crianças cujas as crises não têm resistido até mesmo ao melhor dos modernos medicamentos anticonvulsivos.
  A dieta cetogênica, estritamente calculada, dieta terapêutica rígida muito rica em gorduras e muito pobre em proteínas e hidratos de carbono. Ela requer um forte compromisso com as crianças que terão de lidar com uma alta ingestão de alimentos gordurosos e falta de alimentos doces e saborosos.

 Terapia VNS (Estimulador do Nervo Vago):Estimulador do nervo vago envolve a implantação de um dispositivo pequeno sob a pele na caixa sob a clavícula. O dispositivo funciona semelhante a um marcapasso, enviando sinais elétricos para o cérebro através do nervo vago. Esta estimulação leve periódica ajuda a controlar as crises em alguns pacientes, embora a pesquisa ainda tem que determinar exatamente como.
O "VNS" é eficaz no controle de algumas formas de epilepsia quando as drogas anti-epilépticas são inadequadas (ou produzem efeitos colaterais intoleráveis) ou a cirurgia não é uma opção. Em alguns casos, também o VNS tem sido eficaz em parar a cries.

O que fazer durante uma crise

Mantenha a calma
Não tenha medo de ajudar
Coloque algo macio sobre a cabeça da pessoa
Coloque a pessoa de lado para que ela respire melhor
Tire objetivos que estejam perto e que possam machuca-la
Afrouxe a roupa da pessoa
Na maioria das vezes as crises são passageiras e terminam espontaneamente
Caso ela persista por mais de cinco minutos, chame uma ambulância e leve a pessoa a um hospital

O que não fazer durante uma crise

Não apavorar
Não restringir os movimentos da pessoa
Não introduza nada na boca da pessoa
Não sacudir a pessoa
Não esfregar álcool ou outra substância no corpo da pessoa
Não tentar desenrolar a lingua
A baba é saliva em excesso e não transmite epilepsia

Fonte: Epilesiy Ontario

Fonte: JB














Nenhum comentário:

Postar um comentário